Turma de pós-graduação 2025

Calendário Atualizado / Orientações / Boletos

A fiscalização, perícia e auditoria ambiental são processos de avaliação sistemáticos e documentados, que visam obter e avaliar objetivamente as evidências que determinam se as atividades específicas relativas ao meio ambiente estão em conformidade com requisitos pré-especificados. Sua aplicação se dá por conta do monitoramento sistemático por parte de um Organismo com competência para tal.

Ao final da disciplina, o participante deverá ter adquirido conhecimento dos conceitos fundamentais dos processos de fiscalização, perícia e auditorias ambientais como ferramentas importantes no processo de avaliação da conformidade.


Abordagem histórica da temática ambiental sob o enfoque das políticas públicas e a conjuntura atual. Análise das principais políticas ambientais em vigor e dos instrumentos por elas propostos para uma gestão adequada do meio ambiente.

Análise dos Instrumentos de implementação das Políticas Públicas Ambientais. Instrumentos de regulação direta ou de comando e controle; Instrumentos econômicos ou de mercado; Instrumentos de informação e comunicação; Princípios da boa regulação ambiental; Seleção de instrumentos.

Direito autoral e plágio. Estrutura, etapas e elaboração do Projeto de Pesquisa (PP) e do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos. Linguagem. Apresentação dos Projetos de Pesquisa e das minutas dos Trabalhos de Conclusão de Curso em forma de Seminários. Demais orientações relevantes para a disciplina.

Apresenta os elementos essenciais da representação gráfica da superfície terrestre e da linguagem cartográfica tais como: modelos e formas da terra, projeções, escalas, localização por coordenadas, limitações das representações, para a leitura e interpretação de mapas e informações geográficas utilizadas em especial em cartografia ambiental.

Introdução às emissões atmosféricas e indicação dos principais poluentes e fontes de emissão, incluindo ruído e vibração. Técnicas e equipamentos de controle, com noções sobre melhores tecnologias, inventários de emissões, requisitos de licenciamento e monitoramento de fontes. Estudo de caso abordando as exigências e os condicionantes legais. 

Noções basilares acerca do ordenamento jurídico brasileiro voltado para questões ambientais e suas interfaces multidisciplinares.

O grande crescimento da população nas últimas décadas, associado ao incremento da produção e consumo, tem como consequência a geração crescente de resíduos, resultando em custos e ônus desnecessários para a sociedade, além de sérios impactos ao meio ambiente. A geração e o descarte de resíduos podem ser minimizados e seus impactos evitados, por práticas adequadas de gestão, tendo como consequências um uso mais racional dos recursos naturais, a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.